Recovery: Para um pós treino livre de dores

recovery dores

As dores musculares muitas vezes fazem parte da rotina de atletas profissionais, atletas de fim de semana e amantes da prática esportiva. O incômodo pode ser um sinal de sobrecarga ou até mesmo indicar a presença de lesão.

Muitos se perguntam qual o mecanismo mais eficiente para eliminar aquela “dorzinha” que pode aparecer após um treino puxado que exigiu muito esforço muscular.

Um grande aliado para rápida recuperação de atletas de alto rendimento, em esportes que exigem grande esforço físico e muscular é o RECOVERY. A prática inovadora ainda é desconhecida por muitos, mas tem se difundido entre praticantes de atividade física de qualquer nível.

O método inovador

O RECOVERY é um método voltado para recuperação muscular e prevenção de futuras lesões.

Os procedimentos visam otimizar o treinamento e maximizar desempenho do praticante. A técnica ainda reduz a dor e controla o processo inflamatório causado pelas atividades, promovendo uma melhora no fluxo sanguíneo e assegurando equilíbrio dos sistemas muscular e metabólico.

A inflamação e sensação de fadiga pelo esforço físico realizado, pode durar mais de um dia, dependendo do nível de resistência de cada atleta. Dessa maneira, há um distúrbio do controle neuromuscular, piora da percepção do corpo e redução da força, levando a queda do desempenho físico e aumentando a chances de lesões.

Os recursos tecnológicos aceleraram o processo de recuperação e restabelece a performance para os próximos treinos e eventos esportivos.

Eficiência na recuperação

A técnica mais eficiente no processo é a liberação miofacial e a massagem esportiva, que relaxa a musculatura, estimulando a irrigação sanguínea na região em que é aplicada. Com isso, o processo de eliminação de toxinas é acelerado, permitindo a chegada de nutrientes anti inflamatórios.

Esse processo pode ser feito antes dos treinos, pois melhora a mobilidade e solta a musculatura, ou após as atividades, para diminuir o desconforto e agilizar a recuperação.  Os procedimentos devem ser orientados por um profissional qualificado, porque a má aplicação pode machucar.

Outro recurso utilizado são as botas de compressão pneumáticas, que possuem o mesmo propósito: melhorar o fluxo sanguíneo, diminuindo sensações de fadiga e dor.

Quando fazer RECOVERY?

Quanto antes iniciar os procedimentos de RECOVERY, maior será a chance de sucesso no processo. Há comprovação científica de que a realização após o exercício, reduz a dor muscular que poderia durar por até 4 dias.

O método é indicado para qualquer pessoa, em qualquer idade, com qualquer nível de condicionamento físico. Portanto, inclua o RECOVERY na sua recuperação pós treino, para manter suas atividades sem dores e com máxima segurança.