A prática esportiva traz diversos benefícios para a saúde, porém, sem a supervisão e os cuidados necessários podem levar a quadros de lesões, como as tendinopatias, mais conhecidas como tendinites.
Tendinopatias são lesões ocasionadas por sobrecarga, que começa de forma silenciosa, gerando pequenos desconfortos. Com a evolução do quadro, ela pode interferir na performance do atleta.
TENDINOPATIA PATELAR
A tendinopatia patelar atinge o tendão patelar, localizado inferiormente a patela. É uma lesão relacionada aos esportes que envolvem um grande número de saltos, como o vôlei, crossfit, basquete, handebol, entre outros.
A lesão pode aparecer após um aumento de carga de forma inadequada, como por exemplo uma pessoa que nunca correu e resolveu iniciar a prática sem uma supervisão e com progressão de carga errada.
SINTOMAS
Ao desenvolver os sintomas da tendinopatia patelar, o atleta tende apresentar: dor anterior no joelho, dor para realizar a prática esportiva e ao agachar. Em casos mais avançadas, há dificuldade de realizar atividades do dia a dia.
Muitas pessoas, na tentativa de se recuperar, param totalmente a atividade até o momento que não houver mais dor. O retorno ao esporte tende ser acompanhado de dor, pois o tratamento da tendinopatia patelar não é realizado com o repouso.
TRATAMENTO
O tratamento da tendinopatia patelar deverá ser feito pelo fisioterapeuta, ele irá identificar a causa e trabalhar com exercícios específicos.
Além da cinesioterapia, o fisioterapeuta pode usar técnicas associadas, como o uso de laser, bandagens e outras. Esses mecanismos controlam a dor, o processo inflamatório e propicia um retorno gradativo ao esporte.