Hoje em dia podemos observar uma grande quantidade de pessoas com alterações posturais e hábitos de vida relacionados ao sedentarismo.
Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas encontram dificuldades para iniciar a prática de atividades físicas. No início das atividades, o corpo e as articulações respondem de forma diferente. Com essas dificuldades, o paciente toma conhecimento da falta de estabilidade e mobilidade para realizar os movimentos exigidos pela atividade.
Nesse contexto de mobilidade e flexibilidade, há uma importante discussão sobre a mobilidade articular, seja para a prática de esportes ou para a melhoria do padrão de movimentação nas atividades cotidianas.
A mobilidade física é a habilidade do sistema neuromuscular de executar movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes de maneira eficiente. Para isso, é preciso que o indivíduo tenha uma boa flexibilidade dos tecidos moles e mobilidade articular normal. Além disso, a mobilidade é um componente importante para um bom desempenho nas atividades físicas e no dia a dia, podendo ser utilizada com diversos objetivos, como:
· Correção dos desequilíbrios musculares;
· Aumento da amplitude de movimento da articulação;
· Diminuição da tensão excessiva dos músculos;
· Alívio do estresse nas articulações;
· Manutenção do comprimento funcional normal de todos os músculos;
· Melhora na eficiência neuromuscular;
· Melhora a função, e mantém a independência motora.
Algumas atividades físicas trabalham esse conceito de mobilidade para melhorar o rendimento e a qualidade de vida. Para saber como anda sua mobilidade física, é importante procurar um profissional de confiança e realizar uma avaliação.
Não fique parado, não deixe que sua dor limite suas atividades. Estamos aqui para te ajudar da melhor forma.