FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE PUBALGIA

Pubalgia

A pubalgia ou dor na virilha é caracterizada por incômodos na região baixa do abdômen e na virilha. As dores podem estar relacionadas com causas musculares, articulares ou viscerais.

Os sintomas aparecem durante a abertura das pernas, ao apertar um joelho contra o outro durante uma contração e ao realizar alongamentos. A lesão é mais frequente em atletas de futebol, porém, corredores ou praticantes de esportes de impacto também podem ser acometidos.

Em esportes que necessitam de chute, mudança de direção em alta velocidade ou patinação, a pubalgia geralmente está relacionada a desequilíbrios musculares desta região.

Causas

Essa condição dolorosa pode acontecer devido a uma lesão antiga na virilha, fraqueza dos músculos adutores do quadril, mobilidade reduzida dos movimentos do quadril, aumento excessivo de carga em treinamentos, etc.

A pubalgia é mais comum em homens. Nas mulheres, acredita-se que o formato da pelve contribua para uma menor incidência, pois teria uma área maior de inserção muscular e melhor distribuição de forças na região da sínfise púbica.

Tratamento com fisioterapia

Para chegar no diagnóstico da pubalgia, devemos excluir algumas outras doenças, como: hérnias ocultas, impacto femoroacetabular, lesão do labrum atabular, fraturas por estresse e até mesmo problemas urogenicológicos.

A avaliação fisioterapêutica é uma etapa importante para chegar no diagnóstico, descobrir as causas reais e traçar um bom plano de tratamento. A fisioterapia vai atuar no processo doloroso da região, com auxílio de recursos eletroanalgesicos, terapia manual, liberação miofascial, fortalecimento das musculaturas vitais para o desempenho esportivo, além de finalizar com o trabalho funcional.