QUAL É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA?

Esta pergunta é uma das mais frequentes que recebo de nossos pacientes. Frases como, “Dr., ouvi dizer que a natação é o melhor exercício porque movimenta o corpo inteiro, é verdade?” ou “Bicicleta é bom porque não tem impacto, não é verdade?”.

​Sem dúvidas que natação e bicicleta são atividades excelentes e trazem inúmeros benefícios. Mas se por acaso o paciente não sabe nadar, tem pavor da água ou não teve a oportunidade de desenvolver as habilidades na bicicleta? Para algumas pessoas isso pode parecer algo distante de imaginar, mas é uma realidade bem frequente.

Quando falamos deste tema, a pergunta campeã é “qual a melhor atividade física?”. E sabe qual a resposta que tenho hoje para meus pacientes? Aquela atividade que lhe dá prazer!

É isso mesmo, se eu quero que meu paciente integre o exercício como uma rotina em sua vida, como eu posso decidir qual atividade ele deve fazer? É claro que sabemos qual atividade são as mais indicadas dependendo do problema, no entanto, é extremamente importante que o paciente tenha o poder da decisão.

O que queremos é entregar autonomia, e para isso o paciente é fundamental neste processo.