A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CINÉTICO FUNCIONAL

Existe uma frase de um filósofo muito usada nas ciências médicas que diz: “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.” (Kant). Essa pode ser uma grande razão para nós fisioterapeutas investirmos nosso tempo realizando avaliações minuciosas através de observação, testes especiais e movimentos específicos.

Um outro ponto a se ressaltar é que uma terapêutica efetiva depende de um diagnóstico prévio correto e que a assertividade deste último é garantida com uma boa avaliação que se inicia desde a entrada do paciente na sala de avaliação.

Sabemos que é muito importante ouvir a queixa do paciente, deixando-o falar e guiando-o para que possamos tirar desta conversa uma hipótese diagnóstica.

A partir de hipóteses, elaboramos um esquema mental das possíveis disfunções e vamos colocando-as em prova através de movimentos e testes.

O entendimento da biomecânica e das regras que envolvem determinado esporte ou exercício físico nos auxiliam ainda mais na identificação da dor ou disfunção causada por um gesto esportivo inadequado, falha na ativação de um grupamento muscular ou até mesmo uma lesão por overtraining.

No IMOT Sports contamos com avaliações abrangentes que visam identificar a patologia ou lesão, sob a óptica cinético funcional, levando em consideração o diagnóstico médico prévio. Recentemente desenvolvemos uma parceria com dois médicos especialistas em Medicina do Esporte e do Exercício, os quais contarão com a nossa ajuda para avaliar e mensurar diversos parâmetros como: composição corporal, medidas corporais, postura, capacidades aeróbia e anaeróbia, força e agilidade dos membros. Esses dados ajudarão o paciente ou o atleta na melhoria dos parâmetros de saúde e performance, bem como servirão de dados para uma comparação da evolução pessoal.