O olhar da fisioterapia no ciclismo

Quando pensamos em ciclismo, já imaginamos as dores nas pernas. No ciclismo, assim como em outros esportes, trabalhamos sempre a mesma musculatura, o que pode gerar um desequilíbrio muscular, ou seja, uma musculatura mais exigida fica mais forte que outra, e isso faz com que asarticulações sofram tensões em excesso, gerando desconforto, principalmente, nos joelhos. Além do grande esforço e desequilíbrio muscular, outros fatores podem gerar dores. O exemplo mais comum do que se imagina é uma bike mal regulada para o tamanho e físico do ciclista, causando dores na lombar, cervical, punhos e cotovelos.

Uma avaliação biomecânica é um conjunto perfeito para se realizar nesses casos, junto ao bikefit, podemos avaliar o movimento, a ativação sinérgica dos grupos musculares, a estabilidade de pontos fixos e o alinhamento dos seguimentos do nosso corpo durante a mecânica da pedalada. Com estes dados em mãos, o fisioterapeuta, por sua vez, irá te ajudar a alcançar um movimento mais próximo do ideal, dentro da sua individualidade e da especificidade do esporte, exercícios corretivos e de fortalecimento, a fim de reequilibrar toda a cadeia muscular. Vale ressaltar que os exercícios propostos na fisioterapia sempre buscam melhorar o desequilíbrio e os déficits musculares, mas para um resultado positivo, existe a necessidade do atleta manter um fortalecimento muscular a fim de evitar futuras lesões tendo como resultado a diminuição do risco de lesão, economia de energia e melhora da performance.

Toda a equipe de staff do atleta é muito importante nesse processo, fisioterapeuta, educador físico e treinador se faz necessário para realizar ajustes na periodização e progressão dos treinos, alimentação, correção de movimento, dentre outros. No entanto, o acompanhamento com o médico do esporte é fundamental para qualquer pessoa que pratica esporte, pois alterações metabólicas, hormonais, nervosas, por exemplo, podem interferir na resposta muscular e comprometer a evolução do desempenho do atleta.

Ficou com alguma duvida, ou sente dor muscular após um pedal?. Procure nossa equipe que estaremos prontos para ajudar.