Existem vários tipos de bandagens que podemos utilizar dentro da área esportiva, dentre elas se destacam as bandagens rígidas e as elásticas.
Bandagem rígida.
Tem o objetivo de preservar os movimentos de uma articulação e diminuindo o movimento que gera dor, ou poderia provocar alguma lesão, as vezes até auxiliando no processo de recuperação. As bandagens restritivas podem ser aplicadas em qualquer articulação, mesmo que o objetivo seja de travar os movimentos finais das articulações. As bandagens restritivas preservam o movimento e a função da articulação do paciente, sem fazer com que tenhamos perda força e/ou alongamento muscular mantendo o rendimento.
Bandagem compressiva
A bandagem funcional compressiva tem como objetivo estimular a drenagem por forças compressivas e/ou mecânica, tendo ainda como objetivo conter o edema por todo o tempo que o paciente utilizar a bandagem. Ela é utilizada principalmente em conjunto durante o método “PRICE” para conter edemas agudos ou depois de alguma pancada junto a utilização do gelo.
Bandagem elásticas
Já as bandagens elásticas tem o objetivo de dar suporte aos tecidos sem prejudicar o movimento da articulação. São indicadas em casos de dor, edema, linfedema, desalinhamentos articulares e musculares. O mundo esportivo foi um dos maiores canais de divulgação do uso de bandagem após diversos atletas do mundo surgirem em competições utilizando fitas coloridas acopladas à pele. Para aplicação ou escolha do melhor material cabe ao fisioterapeuta avaliar e escolher a melhor bandagem para cada caso, visando oferecer o melhor da técnica utilizada. Para isso devemos conhecer muito a biomecânica de cada articulação e toda a mecânica do movimento para indicar e aplicar a melhor técnica para alcançar o seu objetivo.