O que é artrose?

O que é artrose?

A Osteoartrose acomete toda a articulação sendo mais comum joelho e quadril, incluindo a cartilagem articular, o osso subcondral (parte de baixo da cartilagem) e os músculos. A alteração induz à perda de cartilagem, diminuição do espaço articular, o endurecimento da cartilagem, osteófitos (bicos de papagaio) e cistos (caroço que surge no joelho devido ao aumento de líquido da articulação). É caracterizada clinicamente por dor, rigidez e limitação das funções como sentar e levantar, caminhar, subir e descer escadas, dobrar ou esticar os joelhos ou quadril.

Quais são as pessoas que são mais acometidas?

Os estudos continuam mostrando cada vez mais pessoas com osteoartrose em todo o mundo, sendo mais comum em idosos do sexo feminino e masculinos, mas em maiores números mulheres (10% em pessoas com até 40 anos, e 50% em pessoas acima 60 anos de idade).

Pessoas que praticam esportes de alto rendimento como por exemplo, levantadores de peso, corrida e luta são mais acometidos com artrose do que pessoas que praticam atividades por lazer ou por saúde.

O que causa?

 Os fatores de risco ​​para osteoartrose com evidência mais forte são obesidade, fatores genéticos, perda de alinhamento da articulação, perda de força muscular e lesão da cartilagem. 

Tipos de artrose

Primária (idiopática):

Este tipo de artrose acontece de forma natural com o passar dos anos e com o envelhecimento e na grande maioria dos casos não existem lesões que aconteceram no passado.

 • Secundária:

  Já neste tipo de artrose são causadas por lesão antigas na articulações como por exemplo fraturas, artrite reumatoide, gota, lesões da cartilagem, doenças vasculares e entre outras que acabam destruindo a articulação.

Exame físico

Dificuldades funcionais (comuns)

  • Podem aparecer dificuldades funcionais, como instabilidade ou rigidez no joelho. Lesão do menisco, edema ou um corpo solto dentro da articulação, causando crepitações é palpável e, às vezes, audível, com rangido em movimentos das articulações.
  • Tanto a qualidade de movimento é reduzida na moderada a avançada, e isso está geralmente associado à dor.
  • O desalinhamento dos ossos é comum, particularmente no joelho onde a OA causa tanto genu valgum (joelhos unidos) como geno varo (pernas arqueadas).
Tratamento  

A fisioterapia tem como objetivo principal controlar a dor e a rigidez; o reequilíbrio e fortalecimento de toda a musculatura do joelho e quadril; há treinamento para ajudar principalmente os idosos nas atividades de vida diária.

  • Laserterapia

Ajuda a acelerar a cicatrização e reparo tecidual.

  • Massagem/liberação miofascial

Ajuda a relaxar os músculos que ficam tensos por conta das lesões que estão acontecendo dentro das articulações.

  • Eletroterapia

Utilizada para alívio e controle da dor

  • Aplicação de calor (com nosso aparelho’’Venon’’)

Para trazer conforto e alívio da rigidez articular, relaxamento muscular e melhorando a qualidade do movimento.

  • Técnicas manuais

Mobilizações para melhorar a mobilidade do joelho ou quadril, trazendo maior conforto nas atividades diárias.