O que é a lesão do menisco?
O joelho é uma das articulações do corpo que recebe mais impacto do nosso peso com a realização das atividades do dia a dia ou da prática esportiva. Para melhor absorção deste impacto, o menisco funciona amortecendo a carga imposta na articulação, como se fosse o amortecedor de um carro. Nesse sentido, as lesões no menisco podem ser traumáticas causadas por movimentos bruscos ou uso excessivo do menisco, ocorre principalmente em atletas. Ou degenerativas causadas pelo desgaste natural da idade ou excesso de peso na região.
Quais são os sintomas?
As lesões meniscais podem trazer muitas dores e incômodos, comprometendo a locomoção e as atividades físicas e do dia a dia, principalmente de corredores de rua. Os principais sintomas são: dor e inchaço, perda do movimento do joelho e travamento da articulação.
Como a fisioterapia atua nas lesões do menisco?
Quando a causa da lesão no menisco está ligada principalmente ao envelhecimento da articulação, a fisioterapia atua de forma conservadora por meio da eletroterapia, fototerapia, terapias manuais, fortalecimento muscular geral e trabalho das disfunções musculoesqueléticas encontradas durante a avaliação. Se os sintomas persistirem após o tratamento conservador ou a lesão ocorrer devido à algum trauma especifico, por exemplo uma lesão no esporte, pode ser sugerido o tratamento cirurgico.
A fisioterapia também atua no tratamento cirurgico em duas fases. Na fase pré operatória, onde o objetivo é preparar a articulação para retornar ao movimento completo e cuidar para que o paciente não seja tão acometido pela fraqueza muscular. E na fase pós operatória, sendo de extrema importância o acompanhamento do fisioterapetuta que irá orientar e preparar o paciente em suas atividades do dia a dia e funções desejadas, como retornar ao trabalho e por fim à prática esportiva.
Samira Oliveira
CREFITO-3/319661-F