Recentemente vem se estudado muito sobre os recursos elétricos para auxiliar na reabilitação. A eletroestimulação vem sendo utilizada tanto para ganhos de forca muscular e também para analgesia (melhora da dor).
A eletroterapia, também conhecida como eletrofototerapia ou eletrotermofototerapia, é uma técnica não invasiva, que utiliza a estimulação elétrica diretamente nos músculos que precisam de tratamento e reabilitação. Por ser uma técnica não invasiva, seu estimulo auxilia na contração muscular, ativando fibras que estão em relaxamento ou inativas, devido a lesão ou ao processo de pós operatório. A utilização em clinicas de fisioterapia tem se tornado cada vez mais necessário, e para utilização o fisioterapeuta precisa conhecer os parâmetros de contração e de relaxamento, e isso pode variar muito de acordo com o objetivo de cada paciente e de cada terapeuta.
Existem vários aparelhos que contem esse recurso físico, que não causa dependência, a eletroterapia é indicada em casos de tendinite, atrofia muscular, lombalgia, pós operatórios, ganho de massa e força muscular.
Seu efeito mais utilizado e para bloquear o mecanismo da dor, se tornando um grande recurso complementar a diversos tratamentos e sempre deve ser aplicada por profissionais qualificados.
Procure nossa equipe para saber mais sobre a eletroterapia.