As lesões esportivas são comuns na vida de atletas amadores e profissionais e, geralmente ocorrem quando os movimentos não são realizados com uma boa qualidade ou errados, sem aquecimentos antes da atividade ou por um excesso de exercícios.
Para evitar acidentes, é importante estar bem-informado e acompanhado de um bom profissional que irá orientá-lo da melhor forma para a prática do esporte escolhido.
Quais são as lesões mais comuns?
Praticar esportes de forma amadora ou profissional é uma forma de investir na saúde e promover o condicionamento físico. No entanto, se for treinado de forma inadequada ou descuidada, você pode sofrer certos tipos de lesões, desde as mais simples até as mais complexas.
As lesões esportivas podem ser divididas em 5 grupos: tendinosas, de fibrocartilagem, musculares, cartilagem e ligamentares. A seguir, saiba mais sobre cada um.
· Lesões tendinosas
Eles são chamados de tendinites ou tendinopatias, e a cirurgia pode ser necessária quando os tendões se rompem. Eles são comuns em esportes de impacto, como crossfit, futebol, corrida e tênis.
· Lesões de fibrocartilagem
Ocorrem mais frequentemente nos joelhos, ombros e pulsos e são comuns em esportes de combate como muay thai e boxe. Normalmente, a dor começa no cotovelo e vai do ombro até o pulso, em casos de lesões nos braços.
· Lesões musculares
São as mais comuns, representando de 10% a 55% das lesões esportivas, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Podem ser parciais quando atingem uma parte do músculo, ou totais quando atingem todo o músculo e causam deformação e perda de movimento.
· Lesões cartilagem
Afetam os membros inferiores e são mais comuns quando há desgaste da cartilagem, afetando principalmente os joelhos. Jogadores de vôlei, basquete e beach tennis tendem a ser mais propensos a esse tipo de lesão.
· Lesões ligamentares ou entorse
Extremamente comuns em atletas, ocorrem quando os ligamentos se rompem, mais comumente no tornozelo e joelho, causando instabilidade, inchaço e dor. Esse tipo de lesão esportiva é mais comum em corridas, futebol, basquete, vôlei, esportes de combate ou atividades que exigem mais da parte inferior do corpo.
5 dicas para evitar lesões no esporte
Mais comuns no início ou no final do treino, as lesões esportivas têm maior probabilidade de ocorrer quando há fadiga, estresse muscular, o atleta não está se alongando, não está apto para o esporte ou não está aquecido adequadamente. Para evitar que esses eventos aconteçam, confira as dicas:
1. Faça uma avaliação clínica antes de começar
Uma avaliação médica é importante, principalmente para pessoas com mais de 40 anos. Os médicos devem avaliar a atividade elétrica do coração com exames de sangue e um eletrocardiograma.
2. Use tênis e equipamentos corretamente
Ao correr ou usar equipamentos para esportes como caminhada, muay thai, ciclismo, etc., é fundamental escolher um material de qualidade e adequado para a atividade escolhida. Por exemplo, bons tênis esportivos precisam amortecer o impacto da atividade nos joelhos e tendões.
3. Faça um pré-condicionamento físico
Se você decidir praticar um esporte, deverá aquecer seu corpo à atividade física escolhida. Então, faça cardio e musculação pelo menos 3 vezes por semana para manter seu corpo em forma. Dessa forma, além de melhorar sua condição física, você também pode prevenir lesões durante a prática esportiva.
4. Tenha acompanhamento profissional
O bom desempenho nos esportes exige, além do acompanhamento médico por um especialista, um profissional da área física, seja um treinador ou personal, para orientar a movimentação, a intensidade e a frequência dos exercícios.
5. Faça aquecimento e alongamento antes dos treinos
Os alongamentos e aquecimentos antes do treino são essenciais para “acordar” o corpo e prepará-lo para os efeitos da atividade física, sendo imprescindíveis antes de iniciar o treino.
Além das dicas acima, lembre-se que praticar exercícios com técnica adequada, alimentar-se bem, beber muita água e dormir bem também são formas de prevenir lesões esportivas.