Você sabe como atuam as botas de compressão? Para que servem?

Usada do pé à virilha, a bota de compressão funciona como uma massagem tópica para estimular os músculos fadigados pela atividade física.


As botas de compressão são projetadas para promover a compressão progressiva de membros inferiores do corpo, com maior compressão quanto mais próximo do pé. Eles são projetados para ajudar a drenar o edema e melhorar a circulação sanguínea e linfática.


São adequados para uso após treinos intensos ou competições onde se espera um importante estado inflamatório e edema nas extremidades. Não faz sentido usá-lo antes ou após um treino mais leve, pelo menos não para quem tem um sistema circulatório altamente eficiente, como é o caso da maioria dos atletas.
O descanso entre os treinos é essencial, mas nem sempre significa inatividade total. Às vezes, o corpo precisa de descanso passivo e, às vezes, uma abordagem mais ativa é a melhor maneira de facilitar a recuperação. Depende da carga de treino e intensidade de desgaste.


As recuperações


Recuperação passiva: Significa descanso completo da atividade física, enquanto a recuperação ativa envolve exercícios de baixa intensidade que aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos e os ajudam a se recuperar melhor e mais rápido. A chave para a recuperação ativa é ser ativo o suficiente para aumentar o fluxo sanguíneo, mas leve o suficiente para permitir que seus músculos se recuperem.
Recuperação ativa: Aumenta o fluxo sanguíneo para as articulações e músculos, reduz a inflamação local e ajuda a eliminar toxinas e subprodutos metabólicos da atividade física. Com isso, o desconforto e a dor muscular tardia são melhorados. Além disso, a recuperação ativa ajuda a manter a mobilidade articular.


Quando a recuperação ativa deve ser feita?


Primeiramente, a recuperação ativa pode ser feita em diferentes momentos, dependendo do período de treinamento e competição.

  • Pós-treino imediatamente: Os atletas podem começar a recuperação ativa imediatamente após um treino ou jogo mais intenso. Os corredores podem fazer isso mantendo um trote rápido e os nadadores podem manter uma braçada mais suave. Esse período de resfriamento ajuda a manter a frequência cardíaca alta para eliminar os metabólitos, mas não o suficiente para causar mais danos.
  • Múltiplas competições: atletismo, natação, remo e esportes de combate são algumas das formas pelas quais os atletas competem em várias competições no mesmo dia, com tempo de recuperação limitado. A recuperação ativa ajuda os atletas a se prepararem melhor para as competições subsequentes.
  • Treinamento de Recuperação: Nenhum atleta treina na intensidade máxima todos os dias. Quanto maior a intensidade do treino, maior o tempo de recuperação necessário, o que pode afetar o próximo treino. Como resultado, os treinadores costumam realizar treinos com diferentes características e intensidades em diferentes dias da semana.


Normalmente, o dia seguinte a um treino de alta intensidade é dedicado ao treino regenerativo, que nada mais é do que uma forma ativa de recuperação. Ou seja, as mudanças e melhorias físicas que observamos durante a atividade física estão diretamente relacionadas ao desgaste e ao processo de recuperação. Quando uma pessoa corre, seu corpo se cansa, o que significa que ela está ficando cada vez mais fraca. Os ganhos esperados do treinamento realmente ocorrem durante o período de recuperação após o treinamento.


Quando a recuperação pós-treino


Embora a recuperação pós-treino seja importante para a saúde e o desempenho de um atleta, os profissionais de educação física, fisioterapia e medicina esportiva ainda precisam chegar a um consenso sobre o que realmente funciona. As respostas individuais variam e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.


Contudo, as maiores evidências referem-se à alimentação, sono e hidratação. Este deve ser o foco principal do atleta e da equipe técnica e o ponto de partida para discussões sobre a recuperação pós-treino. Essas medidas ajudam a repor os estoques de energia, eliminam os subprodutos metabólicos do exercício físico e reparam os danos nos tecidos.


Então, fica a dica de hoje. Gostou Do texto? Envie para seus amigos! Você ajudará muitas pessoas passando esta informação adiante.