Estamos todos vivendo um momento totalmente atípico devido ao novo coronavírus. As academia estão fechadas, os treinos em grupo como corrida e bicicleta, por exemplo, sem dúvidas não tem mais a mesma quantidade de pessoas, pois algumas preferem se resguardar um pouco mais. Algumas pessoas conseguem se exercitar dentro de casa, mas sabemos que nem sempre é fácil manter a disciplina.
O fato é que a maioria das pessoas diminuíram consideravelmente a atividade física e com isso algumas consequências como o ganho de peso e estresse são frequentes. Com a quarentena chegando ao fim, naturalmente o retorno para as atividades físicas também aumentará.
Aquele sentimento de querer compensar o tempo perdido começa a surgir e é exatamente neste ponto que eu quero sua atenção. Cuidado com o retorno aos treinos após este período de quarentena!
Já é mais que evidente na ciência do esporte que a maioria das lesões de sobrecarga, como tendinopatias (famosas tendinites), fraturas por estresse, como as canelites e as lesões musculares acontecem quando aumentamos o volume ou intensidade de treino!
Vou usar a corrida como exemplo, mas fique à vontade para pensar no seu esporte de preferência, ok? Imagine que antes da quarentena eu corria em média 3 dias da semana, cerca de 5 km por treino. Isto que me daria um volume total de 15 km por semana, certo? Assim que a quarentena teve início suponha que eu parei de correr, ou seja fui para zero em todos os aspectos. Agora, imagine que eu voltarei para a corrida após meu período de isolamento com o sentimento de “correr atrás do prejuízo”. A tendência de muitas pessoas seria, voltando ao meu exemplo, correr 4 ou 5 vezes na semana, talvez até correr um pouco mais para compensar… vamos colocar aqui uns 7 km, o que daria um volume de treino total entre 28 km a 35 km.
Talvez você pense que para quem estava acostumado a correr 20 km por semana, aumentar para 28 km não é muito, certo? Mas aqui está o erro! Se você ficou sem se exercitar nos últimos meses, você está saindo de zero atividade física para quase 30 km de volume. E é por isso que as lesões de sobrecarga acontecem.
Então, fica a dica de hoje: quando retornar aos treinos após a quarentena, comece com volumes baixos. Aumente a frequência de treino aos poucos. Mesmo que você esteja se sentindo bem, não vacile. Tenho certeza que o você não quer é se machucar logo agora que você decidiu se exercitar novamente, não é?
Gostou da dica? Fez sentido? Envie para seus amigos! Você ajudará muitas pessoas passando esta informação adiante.
Até a próxima!
Renan Higashi