Você sabe o que é hérnia de disco e quais são os causadores?

Uma das maiores preocupações que as pessoas têm quando sentem dores fortes e persistentes nas costas é a temida hérnia de disco.
Uma das maiores preocupações que as pessoas têm quando sentem dores fortes e persistentes nas costas é a temida hérnia de disco. É este o seu caso? Em primeiro lugar, devemos entender o que é hérnia de disco intervertebral, para que possamos entender se os sintomas apresentados por nosso corpo são semelhantes aos de ter esta condição.
De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 pessoas no mundo sofrem de hérnia de disco. Outra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que 5,4 milhões de brasileiros sofrem com a doença, o que os impede de realizar suas atividades diárias e até mesmo trabalhar.


O que é hérnia de disco?


Primeiramente, vale esclarecer que os médicos usam o termo “hérnia” para descrever qualquer movimento de tecido ou órgão de seu local de origem para outro através de uma abertura “anormal”. Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, que são estruturas em forma de anel feitas de cartilagem e tecido elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, além de amortecer o impacto.
Os discos se desgastam com o tempo e com o uso repetido, o que pode contribuir para o desenvolvimento de uma hérnia de disco, na qual parte do disco sai de sua posição normal e pressiona as raízes nervosas que crescem na coluna.
Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, pois são as áreas que se movimentam com mais facilidade e carregam mais carga. Como resultado desse processo, a pessoa passa a sentir fortes dores nas costas, que podem impedir até mesmo a realização de atividades simples que exijam esforço mínimo.


Qual causador da hérnia de disco?


Uma das principais causas da hérnia de disco é o envelhecimento do indivíduo. Isso ocorre porque, à medida que envelhecemos, nossos discos intervertebrais perdem sua elasticidade e capacidade de reter fluidos, colocando-os em risco de ruptura. Vale a pena notar, no entanto, que nem todos os discos degenerados se rompem.
Além disso, a predisposição genética é a causa mais importante de hérnia de disco, seguida pelo envelhecimento, sedentarismo e tabagismo. Carregar ou levantar grandes quantidades de peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que sustenta a coluna e favorecer o desenvolvimento de uma hérnia de disco.
De acordo com artigo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, a patologia atinge homens e mulheres adultos, mas é mais comum em homens que se aproximam dos 40 anos. Isso vale para a osteonecrose da cabeça femoral, que também é mais comum em homens adultos jovens entre 30 e 50 anos.


Fatores de risco para o desenvolvimento de hérnia de disco também foram considerados:
– Uso do tabaco;
– Um estilo de vida sedentário;
– Atividades que causam vibrações na coluna, como dirigir ou operar máquinas pesadas;
– Atividades repetitivas que requerem dobrar, torcer, levantar ou empurrar a coluna;
– Sobrepeso;Postura inadequada ao levantar pesos.

Quais são os sintomas?


Em geral, o sintoma mais comum experimentado por pessoas com hérnia de disco é dor intensa na coluna, a dor também pode irradiar para outras partes do corpo.
Se a hérnia for na coluna cervical – as sete vértebras que garantem o movimento do pescoço – o paciente pode apresentar alterações de sensibilidade ou dor que irradiam para a região superior do ombro, extensão do braço, mão e dedos.
Já a dor nas costas em mulheres e homens pode irradiar para as pernas e pés quando ocorre uma hérnia na região lombar (a vértebra que liga o tórax, a cintura e as pernas).
Algumas pessoas também sentem queimação, dormência, formigamento e dor na parte interna das coxas. A dor é exacerbada ao deitar-se para dormir porque, na posição de repouso, os discos se reidratam, o que aumenta seu volume e, portanto, aumenta a pressão nas raízes nervosas.