Posso voltar a correr com Condropatia Patelar?

Principais fatores que podem causar problemas na coluna

Não há como reverter uma junta desgastada já instalada. No entanto, existe uma maneira de controlar os sintomas dolorosos causados ​​pela condrose patelar.


A condropatia patelar é simplesmente uma alteração na cartilagem que reveste a patela, possivelmente relacionada a desgaste ou sobrecarga localizada. Esta é uma das lesões mais comuns entre corredores amadores e profissionais. Portanto, se você já foi diagnosticado com esse problema ou está se perguntando se pode correr novamente, aqui está o que você precisa verificar.


Correr coloca até 12 vezes o peso do seu corpo sobre os joelhos. De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, a área frontal é consistentemente muito usada durante a corrida, portanto, em média, 40% dos problemas relacionados ao joelho estão relacionados a alterações e desgaste ao redor da cartilagem ao redor da patela.


Como acontece o desgaste?


Bom, isso geralmente acontece ao longo dos anos, porém, erros de treino, treinos diários de alta intensidade, falta de condicionamento corporal e biomecânica incorreta aceleram e agravam esse desgaste.
A condropatia patelar tem vários graus e, em alguns casos, causa dor aguda, inflamação e dificuldade em certos movimentos e corridas. Portanto, seu tratamento irá variar de acordo com essa gravidade.


Existe cura?


Não há como reverter uma junta desgastada já instalada. No entanto, existe uma maneira de controlar os sintomas dolorosos causados ​​pela condrose patelar. Uma combinação de ajustes posturais e biomecânicos durante a corrida podem melhorar os sintomas da dor de forma provisória, fisioterapia e exercícios de fortalecimento é a base do tratamento na maioria dos casos. Além disso, pode haver interesse em medicamento que controlem a dor e preservem a cartilagem remanescente.
Contudo, para todos os pacientes, exercícios para fortalecer o joelho, quadril e áreas centrais são essenciais para melhorar a condição. Nem sempre é necessário interromper a corrida durante o tratamento, desde que sejam feitos ajustes biomecânicos, de intensidade e de volume.
Afinal, posso ou não voltar a correr?
A boa notícia é que sim, você pode correr novamente. Porém, é preciso alguns cuidados para fazer isso, e a dor anterior no joelho não vai mais te incomodar. A progressão no início do treinamento deve ser gradual e os exercícios de fortalecimento devem ser continuados mesmo na ausência de dor.
No entanto, outra sugestão para quem tem condropatia patelar e quer voltar a correr é treinar em superfícies macias ou em esteira adequada e usar calçados com boa absorção de impactos. No final, é importante seguir as orientações do treinador e respeitar os cuidados do cirurgião ortopedista e fisioterapeuta que estão te auxiliando.