Veja como evitar problemas nas articulações e tenha qualidade de vida

As articulações permitem que nossos corpos se movam conectando dois ou mais ossos. Joelhos, quadris, ombros, pulsos, estão por toda parte, mas mesmo sendo tão importantes, nem sempre lembramos de cuidar deles, não é mesmo? Muitas vezes eles só são lembrados quando começam a doer, um grande erro que podemos evitar!


Como funcionam as articulações?


As articulações são usadas para conectar dois ou mais ossos do corpo. Esses ossos são separados por uma camada lisa e resistente de cartilagem que cobre a articulação. Nossos músculos, tendões e ligamentos ajudam a manter a estabilidade articular. Além disso, praticar exercícios de fortalecimento e alongamento muscular são a base da conservação.


Quando não nos exercitamos, prejudicamos a saúde de nossa cartilagem, dificultando que os nutrientes cheguem às estruturas articulares. Esta é uma situação favorável para uma lesão, pois a articulação torna-se mais frágil.
Para manter a saúde das articulações, recomenda-se atividade física sob supervisão profissional. Além de ter suporte técnico, pode ajudar em tudo, desde alongamentos até exercícios mais adequados para cada indivíduo.


Maneiras de evitar problemas nas articulações


Existem várias maneiras de evitar problemas nas articulações, incluindo:
Manter um peso saudável: O excesso de peso pode colocar pressão adicional nas articulações, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelos. Manter um peso saudável pode ajudar a reduzir o risco de problemas articulares.


Fazer exercícios regularmente: O exercício físico ajuda a manter as articulações flexíveis e fortalece os músculos que as suportam. Atividades de baixo impacto, como caminhada, natação e ioga, são boas opções para reduzir o risco de lesões articulares, quando realizado dentro dos limites do seu corpo.


Proteção adequada no esporte: Evite lesões nas articulações, especialmente durante a prática de atividades físicas ou esportes. Use equipamentos de proteção adequados, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.


Fazer pausas regulares: Se você passa muito tempo sentado ou em pé, faça pausas regulares para se movimentar e mudar de posição. Isso ajuda a evitar a rigidez nas articulações.


Manter uma dieta equilibrada: Certos nutrientes, como cálcio e vitamina D, são importantes para a saúde das articulações. Certifique-se de comer uma dieta equilibrada e variada, que inclua fontes desses nutrientes. Consulte um nutricionista para uma melhor avaliação e elaboração de um plano alimentar dentro de suas necessidades.


Consultar um médico: Se você tiver algum problema nas articulações, consulte um médico. Ele vai te ajudar a encontrar o problema específico e direcionar os tratamentos mais adequados.


Consultar um fisioterapeuta: Ele pode ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento ou de prevenção adequado às suas necessidades.


As articulações são formadas por tecidos especializados, como tecidos fibrosos e cartilaginosos, que fornecem movimento e suporte à estrutura óssea e ajudam a absorver choques. Ao longo do dia, as nossas articulações são colocadas em diferentes situações mais ou menos intensas, como correr, saltar, caminhar entre outros.


Por exemplo, quando os músculos estão fracos, mesmo que o indivíduo esteja acima do peso, as articulações são sobrecarregadas e mais agredidas, o que pode criar um quadro inflamatório e doloroso. Lesões ou desgastes são os problemas mais comuns e podem estar relacionados a predisposição genética e hábitos frequentes, não só a choques, mas também a problemas de postura e movimentos repetitivos.


A falta de cuidado e atenção com as articulações pode levar a condições conhecidas como doenças reumáticas, como artrite e artrose, que podem afetar muito a qualidade de vida, principalmente se não forem tratadas adequadamente!