Se você não cuidar da sua coluna, pode ocorrer uma variedade de problemas e complicações. A coluna vertebral é responsável por suportar o peso do corpo e proteger a medula espinhal, que é a principal via de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Se a coluna não estiver funcionando corretamente, isso pode afetar sua capacidade de realizar atividades diárias e afetar sua qualidade de vida.
Por isso é necessário dar atenção a este problema. Nossa produtividade e até mesmo nosso sono podem sofrer. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para resolução do seu problema.
Exemplos de problemas com a coluna sem cuidados
Portanto, listamos aqui alguns exemplos de problemas que podem ocorrer se você não cuidar da sua coluna incluem:
Dor nas costas: A dor nas costas é um dos problemas mais comuns associados ao sedentarismo e falta de cuidados com a coluna. A dor nas costas pode ser aguda ou crônica, e pode ser causada por uma variedade de fatores, como estresse, lesões, problemas musculares e esqueléticos, ou pela falta de atividade física.
Hérnia de disco: A hérnia de disco ocorre quando o material interno do disco vertebral sai da sua posição normal e pressiona os nervos da coluna vertebral. Isso pode causar dor e outros sintomas, como formigamento, dormência e fraqueza.
Escoliose: A escoliose é uma condição em que a coluna vertebral se curva de forma anormal, geralmente na forma de “S” ou “C”. Isso pode causar dor nas costas, problemas respiratórios e limitações de movimento.
Osteoporose: A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam fracos e quebradiços, o que aumenta o risco de fraturas e lesões.
Dicas para quem precisa se manter em uma postura por longos períodos
- De pausas a cada 1 ou 2 horas de trabalho para relaxar a musculatura e a mente;
- Durante as pausas de alguns passos ou faça uma curta caminhada para oxigenação dos músculos e promover um aquecimento geral;
- Realize alongamentos e exercícios de mobilidade geral do corpo, desde cabeça, braços, coluna e até as pernas;
- Não se mantenha o tempo todo em uma única postura, troque de posição assim que sentir um cansaço da postura anterior, assim você tira a sobrecarga em apenas uma região do corpo;
- Ajuste seus moveis domésticos ou de trabalho, a fim de manter um conforto durante o seu uso;
- Realize exercícios físicos regulares com uma frequência semanal de pelo menos 3 vezes por semana, assim você terá mais condicionamento e energia para sustentar longos períodos em posturas mantidas ou na sua jornada de trabalho;